A Redação
Goiânia - Em comemoração aos 92 anos de Goiânia, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inaugurou a trilha Carolina Maria de Jesus no Parque Macambira. A cerimônia marcou o lançamento de mais um núcleo de educação ambiental na cidade, que se soma aos já existentes nos parques Areião e Bernardo Élis.
A trilha apresenta placas que contam a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus e segue até o Ecoponto Faiçalville, localizado ao lado do parque. O objetivo é unir educação ambiental e patrimonial, aproximando a população da temática e resíduos sólidos, explicando o funcionamento dos Ecopontos, sua importância para o descarte correto de resíduos e os impactos positivos da preservação ambiental.
Durante o evento, as crianças puderam aprender sobre a vida da escritora e ainda puderam visitar o Ecoponto Faiçalville, aprendendo sobre o descarte correto de resíduos sólidos e sobre reciclagem. “É muito significativo ver as crianças se encantando com a história de Carolina Maria de Jesus e, ao mesmo tempo, aprendendo sobre o funcionamento dos Ecopontos e o destino correto dos resíduos”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.
“Assim como Carolina Maria de Jesus utilizava o lixo como fonte de aprendizado e criação, a trilha leva a refletir sobre como lidamos com nossos resíduos, além de provocar debates sobre desigualdade social, racismo ambiental e a luta de mulheres negras no Brasil”, destacou gerente de Formulação de Educação, Políticas e Pesquisas Ambientais da Amma, Pedro Baima.