Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Tatiana Potrich
Tatiana Potrich

Tatiana Potrich é curadora, produtora de arte, escritora e designer. Formada em Design de Moda pela UFG, possui pós-graduação em Arte Contemporânea e História do Brasil, também pela UFG, e em Filosofia da Arte pela UEG. / jornalistas@aredacao.com.br

Curadoria Afetiva

Goiánona

| 04.05.25 - 08:19 Goiánona Helena Vasconcelos (Foto: Ruber Couto)
Residente em Goiânia há mais de 40 anos, a artista naif Helena Vasconcelos é especialista em História da Arte e Arte Barroca pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com uma trajetória de mais de 25 anos como artista visual, Helena se dedica à promoção da arte em escolas públicas e hospitais, atuando como oficineira e multiplicadora cultural. Sua experiência também inclui curadorias em exposições e concursos artísticos, além de palestras e oficinas ministradas em universidades.
 
Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros reconhecimentos, diplomas e homenagens por sua contribuição à cultura, concedidos pela Câmara Municipal de Goiânia, Assembleia Legislativa e outras instituições e eventos. É detentora de cinco comendas honoríficas, entre elas a Comenda Júlio Vilela.
 
Ainda que lhe falte, oficialmente, o título de cidadã goiana, Helena Vasconcelos — já septuagenária — tem contribuído para a cultura local com uma intensidade e compromisso que superam os de muitos nativos. Sua atuação constante e apaixonada, muito além da mera presença, contrasta com a superficialidade de oportunistas que ocupam espaços na política. Reconhecida como uma celebridade das artes e laureada como a maior folclorista do Centro-Oeste, Helena é uma referência viva da expressão artística regional.
 
A estética naif lembra muito o traço infantil: espontâneo, despretensioso em relação à proporção, perspectiva ou técnica formal. Tanto na arte naif quanto nos desenhos das crianças, há uma emoção autêntica, direta, um sentimento que se expressa sem filtros”, explica a professora de Arte Laura Macedo, nossa parceira no Projeto Goianins.
 
Este projeto cultural, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – municipal) por meio do Ministério da Cultura, propõe oficinas de arte para crianças típicas e atípicas. As obras produzidas por elas serão projetadas nos muros do entorno da rua do Jardim Potrich, no bairro Jardim Goiás, para criar uma identidade cultural neste espaço urbano que ficou literalmente marginalizado pela gentrificação.
 
Inspirado nas tradicionais Cavalhadas e na obra singular de Helena Vasconcelos — que criou pinturas inéditas especialmente para esta iniciativa —, o projeto celebra a arte como instrumento de inclusão, memória e expressão. Helena, com seu olhar generoso e didático, atua como educadora e formadora de opinião, difundindo seu saber e sua arte por meio do estilo naif, que transcende técnicas e toca diretamente o sensível.
 
Se toda essa bagagem cultural, ética e fraterna não for suficiente para que lhe concedam o título de cidadã goiana, então que lhe entreguemos algo ainda mais simbólico: o título de Nona de Goiás, a nossa Goiánona, madrinha do Projeto Goianins!
 
A abertura, com café da manhã, do Projeto Goainins terá entrada franca e será no dia 31/05 às 10h, no Jardim Potrich.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Tatiana Potrich
Tatiana Potrich

Tatiana Potrich é curadora, produtora de arte, escritora e designer. Formada em Design de Moda pela UFG, possui pós-graduação em Arte Contemporânea e História do Brasil, também pela UFG, e em Filosofia da Arte pela UEG. / jornalistas@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas